Páginas

domingo, 24 de abril de 2011

Arte rupestre - Anos finais do ensino fundamental.


Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer a arte rupestre. O que é? Por que era feita? É arte?
Situar-se no tempo e espaço, tanto em aula quanto em sua própria vida. 
Aprender a relacionar a arte do passado com a arte produzida hoje.  Conhecer diferenças estéticas e conceituais em sua produção.
Aprender a desenhar com carvão e outros materiais.
Criar com espontaneidade formas, linhas e tonalidades.

Duração das atividades
3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não é necessário conhecimento prévio. 
Estratégias e recursos da aula
Arte RupestreIvolândia - GO      Altamira     Teto de Altamira - Espanha      Pintura em Lascaux
1ª aula: Apresentação do tema, imagens, fatos e discussão do tema abordado. 
Com ajuda de um projetor, ou mesmo reproduções de obras de arte rupestre o professor irá apresentar as obras aos aprendizes/educandos. Poderá levá-los ao laboratório de informática para pesquisar sobre o tema.
2ª aula: Propor a criação de formas, desenhos tendo como referência nossa própria vivência e conhecimentos adquiridos com os fatos e conceitos apresentados. Podendo ser individual ou coletivamente.
Materiais sugeridos: carvão vegetal e papel pardo e fita adesiva.
Procedimento: Amassar o papel pardo antes de criar as formas. Com ajuda de uma fita adesiva, colar o papel pardo na parede, tamanho grande, orientando um espaço para cada educando fazer seu trabalho. Propor significados a cada criação, dando detalhes e contar uma história, podendo ser a uma história vivida pelo próprio educando. 
3ª aula: Fazer uma exposição dos trabalhos, simulando uma caverna. Pode ser a própria sala de aula, onde será arranjada o espaço para expor o trabalho. Com registro dos educandos e do próprio educador. 
Convidar outras turmas para conhecer a caverna, e propor uma viagem no tempo. O que aprenderam? Que relação pode ser feita entre a arte rupestre a o grafite nas paredes dos prédios e muros na cidade nos dias de hoje?
Observação: Não esqueça de registrar os momentos, escrevendo falas dos alunos, fotografando as etapas e registrando em seu diário apontamentos e avaliação. 
Sugestão: Para um quarto encontro - levar os alunos para fora da sala em local como um barranco, areia, ou terra para eles mesmo fazerem seus registros, podendo ser com o dedo ou alguma ferramenta que grave. Conhecer registros como o grafite nas paredes e fazer relação com a a arte rupestre.  








Recursos Complementares


Avaliação
Desde o primeiro momento, a avaliação deve partir dos conceitos elaborados para o trabalho, o conhecimento mediado e as idéias sugeridas na criação do exercício prático. Partindo do pressuposto do entendimento e da criatividade no fazer e agir de cada educando. 

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Para compartilhar uma obra de Matisse.

Trouxe pra vocês, diretamente da biblioteca da Escola Paul Harris em Santa Rosa, (sou professor da escola), uma obra de arte que me chamou atenção: HARMONIA EM VERMELHO do Matisse.


Tirei de uma revista velha (VEJA 26 de dezembro de 2007), o que me chamou atenção foi justamente o vermelho, a reportagem é mais ou menos assim: Escritos e Reflexões sobre Arte, de Henri Matisse. Figura fundamental da arte moderna, Matisse (1869-1954) ocupou um lugar original entre o impressionismo e o cubismo. Veja o que o próprio Matisse fala dessa obra: 
"O que mais me interessa não é nem a natureza-morta nem a paisagem, é a figura. É ela que me permite exprimir melhor o sentimento religioso, por assim dizer, que tenho da vida".
Enfim, Matisse era um cara religioso, se eu não me atenho logo, perco de vista esta obra de arte moderna ... :) modernosa não e mesmo? Gostou? O que te chama atenção nesse trabalho? Mais a cor ou forma? Um grande abraço e até a próxima. 

O desafio de escrever os desafios de uma aula de arte.

Professor de arte, este foi o título que eu dei para meu blog. Pois bem, cá estou, em um desafio, publicar experiências, vivências, aprendizados e momentos dentro do fazer acontecer na sala de aula. Vamos construindo juntos este momento, pois nada aqui será exato, fechado ou pronto. E você poderá interferir a qualquer momento. Venha comigo e ajude a construir o conhecimento comigo.
Este é um blog de arte, arte-educação mais propriamente dito, ou arte na escola, como você quiser chamar, e vou contar algumas histórias, algumas vivências práticas, mostrar fotografias e propor alguns desafios, e para começar quero citar trecho de um livro muito bacana, TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DE ARTE, dos autores, Mirian Martins, Gisa Picosque e M. Teresinha Guerra da editora FTD S.A. 2009. "Tudo na obra de arte tem uma intenção. Há uma intenção em cada gesto, cor, movimento, postura. Com alguma intenção, um compositor faz predominar os sons graves sobre os agudos em determinada composição. A ação intencional do autor/artista é que define seu trabalho, mesmo quando opta pela música aleatória ou por jogar tinta sobre a tela."
Seja bem vindo(a) e fique a vontade. Aceita um chá?